Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

SISTEMA RESPIRATÓRIO

FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

- Fornecer oxigênio para a circulação sanguínea e remover gás carbônico.
- Possibilita a produção de som, através das pregas vocais;
- Torna possível movimentos aéreos protetores e reflexos (tosse e espirro).

ESTRUTURA BÁSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

As estruturas do sistema respiratório superior são:
- nariz;
- faringe; e as estruturas associadas

sistema respiratório inferior
- laringe;
- traquéia;
- árvore bronquial;
- alvéolos pulmonares;
- pulmões.


Em termos de função, o sistema respiratório é dividido em parte condutora (todas as cavidades e estruturas que transportam gases para e dos alvéolos pulmonares e parte respiratória (consiste nos alvéolos pulmonares).

OBS.: OS ALVÉOLOS SÃO AS UNIDADES FUNCIONAIS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO.

VIAS AÉREAS CONDUTORAS
As vias aéreas servem para transportar ar para as estruturas respiratórias dos pulmões. São revestidas com vários tipos de epitélios que limpam, aquecem e umedecem o ar.

NARIZ
Uma porção externa (é coberta com pele e é sustentada por um par de ossos nasais) que se projeta na face e uma cavidade interna.
- vestíbulo do nariz - porção anterior expandida da cavidade nasal, cada metade  abre-se através das narinas, e comunica-se posteriormente com a parte nasal da faringe. Nas paredes laterais da cavidade nasal encontram-se 3 saliências ósseas, as conchas nasais superior, média e inferior. Entre as conchas estão os meatos nasais.

AS ABERTURAS DA CAVIDADE NASAL SÃO DE EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO.
AS CONCHAS SÃO REVESTIDAS COM EPITÉLIO PSEUDO-ESTRATIFICADO COLUNAR CILIADO.

FUNÇÕES DA CAVIDADE NASAL

- Aquecer, umedecer e limpar o ar inspirado, as vibrissas (pêlos), filtram macropartículas.
- Epitélio olfatório, relaciona-se com o órgão sensorial do cheiro.
- Interfere na voz.

FARINGE

É um órgão em forma de funil, com aproximadamente 13 cm, conecta as cavidades nasais e orais com a laringe do sistema respiratório e o esôfago do sistema digestório. Suas paredes de sustentação são constituídas de músculos esqueléticos, o lume é revestido com uma túnica mucoso. Em seu interior estão alguns pares de órgãos linfáticos chamados tonsilas.

FUNÇÃO
- Tem funções respiratória e digestória. Também funciona como câmara de ressonância para certos sons da fala.

É dividida em 3 regiões:

- PARTE NASAL DA FARINGE - serve como passagem de ar. É a parte superior da faringe. Localizada atrás da cavidade nasal e acima do palato mole. A tonsila faríngea, ou adenóide, está situada na parede posterior da cavidade nasal.
Durante o ato de deglutir, o palato mole e a úvula palatina são elevados bloqueando a cavidade nasal e impedindo que o alimento entre nela.
- PARTE ORAL DA FARINGE - é a porção média entre o palato mole e o nível que passa pelo osso hióide. Um par de tonsilas palatinas estão localizadas na parte póstero-lateral e as tonsilas linguais se encontram na base da língua.
- PARTE LARÍNGEA DA FARINGE - é a porção inferior da laringe. É na parte inferior da parte laríngea da faringe que os sistemas repiratório e digestório se separam.

LARINGE

Conecta a parte laríngea da faringe com a traquéia.

FUNÇÃO:
- Impedir que o alimento ou os líquidos entrem na traquéia e nos pulmões durante a deglutição.
- Permitir a passagem de ar durante a respiração.

É formada por 3 estruturas grandes:
- CARTILAGEM TIREÓIDEA (POMO DE ADÃO)
- A EPIGLOTE, ajuda a fechar a glote, ou a abrir a laringe, durante a deglutição.
- CARTILAGEM CRICÓIDEA.

Dois pares de fortes feixes de tecido conjuntivo estão estendidos ao longo da abertura superior da laringe. São as pregas vocais (vibram para produzir sons) são revestidos de epitélio estratificado pavimentosos e as pregas vestibulares. O restante da laringe esta revestido com epitélio-estratificado colunar ciliado.

TRAQUÉIA

É um órgão tubular, semi-rígido, 12 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, ligando a laringe ao brônquio principal (primário). Está diante do esôfago. Possui uma série de 16 a 20 cartilagens hialinas em forma de C, que formam as paredes de suporte da traquéia. Para assegurar que a via aérea permaneça aberta. A mucosa consiste em tecido epitelial pseudo-estratificado colunar ciliado. Mediana aos  pulmões, divide-se para formar brônquios principais direito e esquerdo. Essa junção é reforçada pela carina, uma lâmina de cartilagem em forma de quilha.


ÁRVORE BRONQUIAL




É assim denominada porque está composta de uma série de tubos respiratórios que se ramificam progressivamente em tubos mais estreitos que se estendem no interior dos pulmões. A traquéia se bifurca em brônquios principais direito e esquerdo (primários). Cada brônquio possui anéis de cartilagem hialina no interior de suas paredes envolvendo o lume.
O brônquio principal divide-se mais profundamente nos pulmões para formar os brônquios lobares (secundários) e brônquios segmentares (terciários). 
A árvore bronquial continua se ramificando em túbulos cada vez menores chamados bronquíolos. Estes são revestidos de epitélio simples cúbico.
Numerosos bronquíolos terminais conectam com brônquios respiratórios que se dirigem aos ductos alveolares e em seguida aos sacos alveolares.


ALVÉOLOS PULMONARES
Os ductos alveolares se abrem nos alvéolos pulmonares. 

OBS.: OS DUCTOS ALVEOLAR3ES, ALVÉOLOS PULMONARES E SACOS ALVEOLARES COMPÕEM A PORÇÃO RESPIRATÓRIA DOS PULMÕES.

As trocas de gases ocorrem através das paredes dos minúsculos alvéolos pulmonares.(aproximadamente 350 milhões por pulmão).

PULMÕES


São órgãos pares, grandes e esponjosos, situados no interior da cavidade torácica. Cada pulmão se estende do diafragma a um ponto acima da clavícula, suas superfícies são limitadas pelas costelas na frente e atrás. Estão separados um do outro pelo coração e outras estruturas do mediastino.


Cada pulmão tem 4 faces:


- FACE MEDIASTINAL (MEDIAL) contém a fenda vertical, o hilo através do qual os vasos pulmonares, nervos e brônquios passam.
- A FACE INFERIOR base do pulmão, para se ajustar ao diafragma.
- A FACE SUPERIOR chamada de ápice (cúpula do pulmão)
- A FACE COSTAL em contato com as membranas que cobrem as costelas.


Os pulmões direito e esquerdo não são idênticos. O esquerdo é um pouco menor que o direito e tem uma impressão cardíaca para acomodar o coração.


O pulmão esquerdo é subdividido em lobos superior e inferior por uma fissura.


O pulmão direito é subdividido por duas fissuras em três lobos: superior, médio e inferior.

PLEURAS

São membranas serosas que envolvem os pulmões e revestem a cavidade torácica. A pleura visceral adere à superfície externa do pulmão. E a pleura parietal reveste as paredes torácicas e a superfície torácica do diafragma. 
Entre a pleura visceral e a pleura parietal encontra-se a cavidade pleural,  que contém um líquido lubrificante que permite às membranas deslizarem facilmente uma em relação à outra durante a respiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário