Estabilizadores do humor, são substâncias utilizadas para a manutenção da estabilidade de humor, não sendo essencialmente antidepressivas nem sedativas. Internacionalmente reconhecem-se três substâncias capazes de desempenhar tal papel: o Lítio, a Carbamazepina e o Ácido Valpróico, mas recentemente o Divalproato de Sódio.
Alguns outros anticonvulsivantes estão merecendo estudos sobre sua eficácia como Estabilizadoras do Humor, como é o caso da Lamorigina e da Gabapentina.
- CARBAMAZEPINA - Carbamazepina, Tegretard, Tegretol
- CARBONATO DE LÍTIO - Carbolim, Carbolitium, Litiocar, Neurolithium
- ÁCIDO VALPRÓICO - Depakene, Valpakine
- DIVALPROATO DE SÓDIO - Depakote
- LAMOTRIGINA - Lamictal, Neurim
- GABAPENTINA - Neurotontin, Progresse
A indicação exclusiva para Estabilizadores do Humor são os Transtornos Afetivos Bipolares e os Episódios de Mania (Euforia) ou de Hipomania.
O tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar sem estes Estabilizadores de Humor se complica devido ao fato dos antidepressivos estarem sujeitos à desencadear crises de euforia, assim como os sedativos terem probabilidade de desencadear a depressão.
Desta forma, tanto o Carbonato de Lítio, quanto a Carbamazepina são utilizados sempre como coadjuvantes quase indispensáveis do tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário