Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

IMUNIDADE ADAPTATIVA

Há dois tipos de respostas imune adaptativas

- RESPOSTA IMUNE HUMORAL
A resposta imune humoral está relacionada com o RECONHECIMENTO e ELIMINAÇÃO  de microorganismos extra-celular, onde a principal célula efetora é o LINFÓCITO B. Componente principal: IMUNOGLOBULINAS.


- RESPOSTA IMUNE CELULAR
A resposta imune celular está relacionada com o  RECONHECIMENTO e ELIMINAÇÃO de microorganismos intra-celulares. Também está relacionada com o controle de alterações celulares (células neoplásicas). Principal célula efetora é o LINFÓCITO TCD8+.


Ambas as respostas serão ativadas somente diante de estímulo antigênico e as células responderão a este estímulo de maneira específica.
A resposta é mais demorada (em relação ao Sistema Imunológico Inato), no primeiro contato com o antígeno porém mais eficiente.

LINFÓCITOS T


TCD8+  NK reconhecem células alteradas
CD4 mediadora (linfócito B e C ativação)


Imunoglobulina se une ao antígeno para não deixá-lo entrar na célula. Antes de provocar a patologia. Quando não consegue barrá-lo o antígeno ativa a resposta imune celular. Se mesmo assim ele conseguir adentrar a célula e se multiplicar, quando essa célula extravasar, a imunoglobulina entra em ação novamente.

OBS.: 
LINFÓCITO B - RECONHECE
LINFÓCITO C - PRECISA DE APRESENTAÇÃO




O número total de especificidades de linfócitos para diferentes antígenos em um único indivíduo 109 é chamado de REPERTÓRIO DE CÉLULAS T.
Reconhecimento do antígeno é restrito ao MHC próprio.
Auto-tolerância

DESENVOLVIMENTO DO LINFÓCITO T


- Migração
- Diferenciação
- Seleção

SELEÇÃO POSITIVA: é o processo pelo qual o repertório de células T, torna-se restrito ao MHC próprio.
SELEÇÃO NEGATIVA: elimina ou inativa clones potencialmente auto-reativos. A seleção principal ocorre no Timo, e continua nos órgãos linfóides secundarios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário