São compartimentos de formas variáveis, localizados entre o complexo de Golgi e a membrana plasmática.
FUNÇÃO: OS ENDOSSOMOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO TRANSPORTE E DIGESTÃO DE PARTÍCULAS E GRANDES MOLÉCULAS QUE SÃO CAPTADAS PELA CÉLULA ATRAVÉS DE UMA VARIEDADE DE PROCESSOS CONHECIDOS COMO ENDOCITOSE.
Existem dois tipos de endocitose que depende da substância ou partícula ingeridos, conhecidos por: FAGOCITOSE e PINOCITOSE.
A FAGOCITOSE envolve a ingestão de grandes partículas, tais como parasitas, bactérias, células prejudiciais, danificadas ou mortas, restos celulares, por meio de grandes vesículas endocíticas chamadas fagossomos. Dependendo do tipo celular, a fagocitose é uma forma de alimentação (nos protozoários) ou uma forma de limpeza e proteção como nos macrófagos, neutrófilos e células dendríticas.
O tamanho do fagossomo é determinado pelo tamanho da partícula a ser ingerida. Estes se fundem com os lisossomos dentro das células, então o material ingerido é degradado.
A PINOCITOSE envolve a entrada de líquidos e fluidos extracelulares juntamente com as macromoléculas e os solutos dissolvidos. Neste processo, a membrana plasmática é internalizada numa taxa que varia entre os tipos celulares. A pinocitose pode ser inespecífica, onde as substâncias penetram na célula automaticamente, e a regulada, onde ocorre a formação das vesículas pinocíticas quando a substância interage com um receptor específico da membrana.
A pinocitose pode ser iniciada por cavéolos (pequenas cavidades) em regiões da membrana plasmática ricas em colesterol.
Os endossomos iniciais formam os compartimentos de proteínas específicas determinando seu destino: reciclagem e devolução para o mesmo domínio da membrana plasmática; transcitose (o material interiorizado por um lado da célula atravessam o citoplasma e saem por exocitose do lado oposto); ou destinados aos lisossomos, onde serão degradados.
Parte desses materiais é encaminhado para os LISOSSOMOS, porém muitas vão para a superfície celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário