Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

FUNDAMENTOS DA FISIOPATOLOGIA

A célula é a estrutura básica de constituição do organismo. É o menor componente vivo de um organismo. Os seres humanos consistem em milhões de células agrupadas em unidades altamente especializadas que funcionam em conjunto durante toda a vida do organismo.
Grupos de numerosas células individuais formam os tecidos, como músculos, sangue e ossos. Os tecidos formam os órgãos, como o cérebro, o coração e o fígado, esses órgãos estão integrados aos sistemas do organismo, como o SNC (sistema nervoso central), sistema cardiovascular e o sistema digestório.

COMPONENTES DAS CÉLULAS

As células são compostas de várias estruturas, ou organelas, cada qual com sua função específica. As organelas estão contidas no citoplasma - massa aquosa - envolvida pela membrana celular. A maior organela, é o núcleo, que armazena ácido desoxirribonucléico (DNA), contendo o material genérico e é responsável pela reprodução ou divisão celular.


A célula animal é caracterizada por diversos elementos adicionais:
- O trifostato de adenosina, energia que estimula a atividade celular, produzido pelas mitocôndrias.

- Os ribossomos e o retículo endoplasmático sintetizam proteínas e metabolizam gordura no interior da célula.

- O aparelho de Golgi mantém os sistemas enzimáticos que auxiliam a completar as funções metabólicas das célular.

- Os lisossomos contém enzimas que possibilitam a conclusão da digestão citoplasmática.

DIVISÃO E REPRODUÇÃO CELULARES
As células de um indivíduo não vivem tanto quanto o indivíduo do qual fazem parte. Elas estão sujeitas ao desgaste e devem se reproduzir e ser substituídas. A reprodução celular ocorre em dois estágios. No primeiro estágio, chamado mitose, o núcleo e o material genético dividem-se. No segundo estágio, chamado citocinese, o citoplasma divide-se, começando durante o estágio final da anáfase ou na telófase. No final da citocinese, a célula produz duas células-filhas. 

Antes da divisão, a célula deve duplicar sua massa e conteúdo. Isto ocorre durante a fase de crescimento, chamada intérfase. A cromatina, pequenos e delgados bastonetes do núcleo que dão sua aparência granular, começa a se formar.
A replicação e duplicação do DNA ocorre durante as quatro fases da mitose:

PRÓFASE: Durante a prófase, os cromossomos espiralam-se e se encurtam, e a membrana nuclear se dissolve. Cada cromossomo é constituído de um par de tiras chamadas cromátides, que são conectadas por meio de um fuso de fibras denominado centrômero.
METÁFASE: Durante a metáfase, os centrômeros dividem-se, separando os cromossomos. Em seguida, os centrômeros alinham-se no meio do fuso.
ANÁFASE: No início da anáfase, os centrômeros começam a se separar e a puxar os cromossomos recém replicados em direção aos lados opostos da célula. No final da anáfase, cada lado da célula possui 46 cromossomos
TELÓFASE: Na fase final da mitose - telófase - ocorre a formação de uma nova membrana ao redor de cada grupo de 46 cromossomos. As fibras do fuso desaparecem, ocorre a citocinese, e o citoplasma se divide, produzindo duas novas e idênticas células-filhas.

LESÃO CELULAR
A condição de bem-estar ou de doença de uma pessoa reflete-se nas células. A lesão de qualquer componente celular pode levar à doença.
Uma das primeiras indicações de lesão celular é uma lesão bioquímica que se forma sobre a célula no local da lesão. Essa lesão altera a química das reações metabólicas no interior das células.
Quando a integridade celular encontra-se ameaçada - por exemplo, por toxinas, infecção, lesão física ou lesão por déficit - a célula reage de duas formas:
- ou utiliza suas reservas a fim de manter o funcionamento
- ou se adapta por meio de alterações ou através de disfunção celular.

Se a reserva celular estiver suficientemente disponível e o organismo não detectar anormalidades, a célula  adapta-se. Se não houver reserva celular suficiente, ocorre a morte celular (necrose).

LESÃO TÓXICA: Causadas por fatores dentro do organismo (endógenos) ou fora do organismo (exógenos). Os endógenos incluem erros de metabólicos geneticamente determinados, malformações macroscópicas e reações de hipersensibilidade. Os fatores exógenos incluem álcool, chumbo, monóxido de carbono e drogas que modificam a função celular.

LESÃO INFECCIOSA: Agentes virais, fúngicos, protozoários e bacterianos podem causar lesão ou morte celular, eles afetam a integridade celular, interferindo na síntese da célula, podendo produzir células não-viáveis, mutantes.

LESÃO FÍSICA: Resulta de uma ruptura na célula ou nas relações das organelas intracelulares. Os principais tipos de lesão física são:
- térmicos (elétricos ou por radiação), incluindo radioterapia para o câncer, raios X, e radiação ultravioleta.
- mecânicos (traumatismo ou cirurgia), incluem acidentes em veículos motores, ulcerações produzidas pelo frio e isquemia.

LESÃO POR DÉFICIT: Quando ocorre um déficit de água, oxigênio ou nutrientes, ou se não forem mantidas uma temperatura constante e eliminação adequada de impurezas, a célula não consegue realizar sua síntese. A falta de um desses requisitos pode causar lesão ou morte celular.

DEGENERAÇÃO CELULAR
Geralmente ocorre no citoplasma da célula, enquanto o núcleo permanece inalterado. Essa lesão, afeta órgãos com células metabolicamente ativas, como o fígado, o coração e os rins, e é causada pelos problemas:
- acúmulo de água na célula ou tumefação celular
- infiltrados gordurosos
- atrofia
- autofagocitose, momento este em que as células absorvem alguns de seus próprios componentes
- alterações na pigmentação
- calcificação
- infiltração hialina
- hipertrofia
- displasia (relacionada à irritação crônica)
- hiperplasia

Quando são identificadas alterações no interior das células, pode-se reduzir a degeneração ou evitar a morte celular por meio de pronto cuidado da saúde. Quando uma doença é diagnosticada antes que o paciente se queixe de quaisquer sintomas, temos aí uma identificação subclínica.

ENVELHECIMENTO CELULAR
Durante o processo normal de envelhecimento celular, as células perdem sua estrutura e função. A perda da estrutura celular causa atrofia. As duas características de perda de função celular são:
- hipertrofia, espessamento anormal ou aumento de volume.
- hiperplasia, o aumento do número de células.

O envelhecimento celular pode ocorrer de forma lenta ou r´pida, dependendo do número e da extensão das lesões, intensidade de desgaste sobre a célula. Ocorrem em todos os sistemas orgânicos. Ex.: diminuição da elasticidade dos vasos sanguíneos, da motilidade intestinal, da massa muscular e da gordura subcutânea. O processo de envelhecimento celular limita o tempo de vida do ser humano. 
A morte celular pode ser causada por fatores internos (intrínsecos), que limitam o tempo de vida das células, ou por fatores (extrínsecos), que contribuem para a deterioração e o envelhecimento celulares.

FATORES INTRÍNSECOS DE ENVELHECIMENTO CELULAR
- Psicogênico
- Hereditário
- Congênito
- Metabólico
- Degenerativo
- Neoplásico
- Imunológico
- Nutricional

FATORES EXTRÍNSECOS DE ENVELHECIMENTO CELULAR
AGENTES FÍSICOS:
- Força
- Temperatura
- Umidade
- Radiação
- Eletricidade
- Produtos químicos

AGENTES INFECCIOSOS
- Vírus
- Bactérias
- Fungos 
- Protozoários
- Insetos
- Vermes















Nenhum comentário:

Postar um comentário