Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

APARELHO DE GOLGI - COMPLEXO DE GOLGI

O COMPLEXO DE GOLGI foi descrito em 1898 pelo biólogo italiano Camilo Golgi, em tecido nervoso contrastado com tetróxido de ósmio (OsO4).
Constitui um número variável de vesículas circulares achatadas e por vesículas esféricas de diversos tamanhos. A localização do complexo de Golgi varia de acordo com o tipo e a função da célula. Em geral, quando é uma estrutura única no citoplasma, localiza-se e uma região determinada, quase sempre ao lado do núcleo e perto dos centríolos. Localizados em CÉLULAS SECRETORAS, por outro lado, é muito desenvolvido e situado entre o núcleo e os grânulos de secreção. Em outras células, aparece sob a forma de vários agregados que circundam o núcleo, como nos NEURÔNIOS. Seu tamanho varia muito, podendo ser pequeno, como ocorre na célula muscular, médio, como nas células enteroendócrinas, e grande, como nas células que secretam glicoproteínas.

FUNÇÃO: CENTRO DE ARMAZENAMENTO, TRANSFORMAÇÃO, EMPACOTAMENTO E DIRECIONAMENTO DE SUBSTÂNCIAS NA CÉLULA. ELIMINA SUBSTÂNCIAS PRODUZIDAS PELAS CÉLULAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário