Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

Todas as células eucariontes possuem RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO (RE), constituído por uma rede de membranas que delimitam cavidades das mais diversas formas. Essas cavidades podem ser chamadas também de cisternas, lúmen ou luz. O RE se estende a partir do envoltório nuclear e percorre grande parte do citoplasma, formando uma rede tridimensional de cavidade que se intercomunicam. A microscopia eletrônica permitiu identificar dois tipos morfologicamente diferentes de retículo.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULAR OU RUGOSO (REG ou RER), que possui ribossomos acoplados à face citoplasmática de suas membranas.
É também denominado ERGASTOPLASMA (do grego ergozomai = elaborar, sintetizar), termo que define seu principal papel nas células: SÍNTESE, das proteínas. As proteínas são a base das secreções celulares e, portanto o RER. Presente em CÉLULAS COM FUNÇÃO SECRETORA: PÂNCREAS - SECRETAM ENZIMAS DIGESTIVAS e CÉLULAS DOS INTESTINOS - SECRETAM MUCO.
FUNÇÃO: TRANSPORTE DE PROTEÍNAS.





RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO OU AGRANULAR (REA ou REL), não possui ribossomos. Está relacionado a uma série de funções heterogêneas nas células.
FUNÇÃO: SÍNTESE DE LIPÍDIOS, COMO GORDURA, FOSFOLIPÍDIOS, ESTERÓIDES E OUTROS. FAZENDO A DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO.
O colesterol é sintetizado no REL, assim como os hormônios esteróides, exemplificados pela testosterona e pelo estrógeno. Bem desenvolvidos nas CÉLULAS DO FÍGADO. Estas células armazenam carboidratos na forma de grãos de glicogênio. Havendo necessidade, o glicogênio é degradado em moléculas de glicose. E CÉLULAS MUSCULARES, participando do seu mecanismo de contração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário