Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CITOESQUELETO

Muitas células têm forma irregular, existindo algumas, como os neurônios ou células nervosas, com prolongamentos muitos longos. Além disso, o núcleo, organelas, vesículas de secreção e outros componentes celulares têm localização definida, quase sempre constante, conforme o tipo celular. Essas observações levaram os pesquisadores a admitirem a existência de um CITOESQUELETO que desempenharia apenas um papel mecânico, de suporte, mantendo a forma celular e a posição de seus componentes.
FUNÇÕES: ESTABELECER, MODIFICAR E MANTER A FORMA DAS CÉLULAS, RESPONSÁVEL TAMBÉM PELOS MOVIMENTOS CELULARES COMO CONTRAÇÃO, FORMAÇÃO DE PSEUDÓPODOS E DESLOCAMENTO INTRACELULARES DE ORGANELAS, CROMOSSOMOS, VESÍCULAS E GRÂNULOS DIVERSOS.
Os principais elementos do citoesqueleto são os MICROTÚBULOS, FILAMENTOS DE ACTINA E FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS. Os microtúbulos e os microfilamentos de actina, com a cooperação das proteínas motoras, participam dos movimentos celulares e dos deslocamentos de partículas dentro das células.





DEPÓSITOS CITOPLASMÁTICOS
No citoplasma pode conter, conforme o tipo celular estudado e seu estado funcional, acúmulos, geralmente temporários, de substâncias diversas, não envoltas por membranas.
São frequentes os depósitos do polissacarídeo GLICOGÊNIO, sob a forma de grânulos esféricos com 30nm de diâmetro, que podem existir isoladamente ou agrupados.
O GLICOGÊNIO, é um polímero da glicose, é uma reserva energética para as células animais. 
Muitas células contém GOTÍCULAS LIPÍDICAS de constituição química e tamanho muito variáveis.
Depósitos de  PIGMENTOS também não são raros. Um exemplo é a MELANINA, encontrada nos cromatóforos e nas células da epiderme. Outro exemplo é a LIPOFUSCINA, pigmento pardo que se acumula em algumas células de vida longa, como neurônios e células musculares cardíacas, à medida que envelhecem.
Os depósitos contendo pigmento são, responsáveis pela cor dos seres vivos e na proteção contra as radiações ultravioleta da luz do Sol.







Nenhum comentário:

Postar um comentário