Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

POTENCIAIS DE MEMBRANA

Todas as células são carregadas eletricamente, Ca++ Na+ K+, Cl -  Mg ++  HCO3 -. Mas somente as células nervosas e musculares são excitáveis.



CÉLULAS EXCITÁVEIS - Tem a capacidade de mudança de carga.


- CÉLULAS NERVOSAS


- CÉLULAS MUSCULARES

Todas as células possuem uma carga interna de milivolts -90.

Diferenças entre cargas internas e externas:

K - aproximadamente 140 mg/l   - MIC
K - aproximadamente 4 mg/l       - MEC
Na - aproximadamente 10mg/l    - MIC
Na - aproximadamente 142 mg/l - MEC


Em português, a palavra "potencial" significa "capacidade para realizar algo". Assim, de maneira muito simples, potencial, dentro da fisiologia, significa capacidade de induzir algo a realizar funções para o qual foi designado. Por exemplo, um potencial de ação, conduzido através de um nervo que está conectado a um músculo, é capaz de produzir contração muscular.

1-) A bomba de sódio e potássio mantém a carga interna da membrana.
Bombeia mais íons positivos para fora do que para dentro.

100 ATPs = K+    = 200  
                    Na + = 300

1000 ATPs = K+   = 2000
                      Na+ = 3000

2-) A presença no MIC de ânions


SO4 - (sulfato)  A membrana não deixa eles saírem.


DEFINIÇÃO POTENCIAL DE MEMBRANA:


Fenômeno caracterizado pela presença constante nos líquidos intra e extra-celulares de íons que proporcionam eletricidade às membranas celulares. O Na +  e o K+ garantem potencial de membrana de -90 milivolts no meio intra celular.

POTENCIAL DE REPOUSO (SOMENTE EM CÉLULAS EXCITÁVEIS)


POTENCIAL DE REPOUSO = POTENCIAL DE MEMBRANA  =  -90mV




POTENCIAL DE AÇÃO


1-)DESPOLARIZAÇÃO: Momento inicial ao PA. Está fase é caracterizada pela abertura de canais voltagens dependentes de Na+ que permite, abrupto e influxo (entrada) de íons Na+ para o interior das células. Colaborando com a troca de cargas elétricas. Neste momento a célula pode atingir voltagem de até +30mv.

2-) REPOLARIZAÇÃO: Fase marcada pelo fechamento dos canais voltagens dependentes de Na+ concomitantemente à abertura voltagem dependentes de K+. Assim sendo a voltagem interna com o rápido efluxo (saída) do K+ tendem a ganhar características negativas (voltagem próxima a -90 mv). Com as células em Potencial de Repouso possíveis variações de cargas podem ocorrer em decorrência das variações iônicas. Estímulos são dados e estes podem ser classificados em:
a-) ESTÍMULO SUBLIMIAR: Estímulo que não é capaz de atingir o limiar da membrana celular, ou seja, a célula permanece em repouso mesmo na incidência deste estímulo.
b-) ESTÍMULO LIMIAR: Estímulo que gera uma variação de voltagem a ponto da face interna as membranas plasmáticas atingir cargas elétricas próximas a -65 mv, dessa maneira a célula saí do repouso.


3-) HIPERPOLARIZAÇÃO: Não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássio voltagem dependentes, ficam abertos mais tempo que o normal.




VÍDEO POTENCIAL DE MEMBRANA




Nenhum comentário:

Postar um comentário