Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

ORGANELAS CELULARES

CITOPLASMA 


É o espaço da célula compreendido entre a MEMBRANA PLASMÁTICA e a MEMBRANA NUCLEAR. 
Contêm organelas (mitocôndrias, retículo endoplasmático, Complexo de Golgi e lisossomos).
Além das organelas podem apresentar depósitos de substâncias (glânulos de glicogênio e gotículas lipídicas).
FUNÇÃO: AUXILIAR NA MORFOLOGIA DA CÉLULA.


MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU CITOSSOL
PREENCHE OS ESPAÇOS entre as organelas.

CITOSSOL
- Contém água, diversos íons, aminoácidos, enzimas.
- Possui microfibrilas - constituídas de ACTINA.
- Microtúbulos - constituídos de TUBULINA.


MEMBRANA PLASMÁTICA
A MEMBRANA PLASMÁTICA ou CELULAR separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável da penetração e saída de substâncias da célula.
Por ter uma diminuta espessura, a membrana plasmática não é visível ao microscópio óptico, só podendo ser vista no microscópio eletrônico.
Participa de numerosas funções celulares, sendo responsável pela manutenção da constância do MEIO INTRACELULAR, diferente do MEIO EXTRACELULAR. Graças a seus receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas. Esse reconhecimento, pela ligação de uma molécula específica (sinal químico ou ligante) com o receptor da membrana, desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e o estímulo recebido. A resposta pode ser contração ou movimento celular, inibição ou estimulação da secreção, síntese de anticorpos, proliferação mitótica, etc.
Através de suas membranas, certas células se prendem firmemente umas às outras, formando muitas vezes camadas que delimitam compartimentos diferentes.

Graças ao isolamento de membranas, descobriu-se que a membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E HIDRATOS DE CARBONO 
ligados aos lipídios e proteínas, mas a proporção desses componentes varia muito, conforme o tipo de membrana.
As membranas de MIELINA que recobrem as fibras nervosas e têm o papel isolante elétrico, contém 80% de lipídios, enquanto as membranas mitocrondriais internas, metabolicamente muito ativas, contêm apenas 25% de lipídios, apresentando uma predominância das proteínas responsáveis pelo alto metabolismo dessas membranas.
LIPÍDIOS DAS MEMBRANAS
São moléculas longas com uma extremidade hidrofílica (solúvel em meio aquoso) e uma cadeia hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios. Por esse motivo são chamadas de ANFIPÁTICAS. Entre os lipídios encontram-se o FOSFOGLICERÍDEOS, ESFINGOLIPÍDIOS E COLESTEROL.
OS FOSFOGLICERÍDEOS E OS ESFINGOLIPÍDIOS são chamados de FOSFOLIPÍDIOS.
Possui outro constituinte anfipático os GLICOLIPÍDIOS, assim chamados todos os lipídios que contêm hidratos de carbono com ou sem radicais fosfato. 
Todas as membranas possui a mesma organização básica, sendo constituídas por duas camadas lipídicas fluídas e contínuas, onde estão inseridas moléculas protéicas, constituindo um MOSAICO FLUÍDO.

MITOCÔNDRIAS
As mitocôndrias (mitos = filamento, e condria = partícula) são organelas de forma arredondadas ou alongadas presente no citoplasma das células eucariontes.
Essas organelas possuem um diâmetro aproximado de 0,5 a 1,0 nanômetro. São mais numerosas nas células com metabolismo energético alto, como as células musculares estriadas. Em muitas células, as mitocôndrias se distribuem por todo o citoplasma, mudando constantemente de posição pela atividade das proteínas motoras do citoesqueleto. Porém, em certas células elas se localizam próximo aos locais citoplasmáticos onde existe grande consumo de energia. Nos EPITÉLIOS CILIADOS, elas se acumulam perto dos cílios; nos ESPERMATOZÓIDES, ao redor da porção inicial do flagelo, onde tem início a movimentação flagelar; nas CELÚLAS MUSCULARES ESTRIADAS entre os feixes de miofibrilas.



As mitocôndrias apresentam duas membranas que envolvem um espaço interno onde se localiza a MATRIZ MITOCONDRIAL. As membranas mitocondrias, como as demais membranas celulares são bicamadas de fosfolipídios, contendo pequenas quantidades de outros lipídios. A membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável a diversos tipos de moléculas com peso abaixo de 5kDa (quilodáltons). Essa permeabilidade é devida à presença de proteínas intercaladas na membrana, as PORINAS, que formam canais com o diâmetro de 1 nm. Entre as duas membranas, observa-se o ESPAÇO INTERMEMBRANOSO.

FUNÇÃO: PARTICIPAM DA RESPIRAÇÃO AERÓBIA. LIBERA ENERGIA GRADUALMENTE DAS MOLÉCULAS DE ÁCIDOS GRAXOS E GLICOSE DOS ALIMENTOS - PRODUZINDO CALOR E MOLÉCULAS DE ATP.

ATP: Usado para realizar diversas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário