Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FARMÁCIA HOSPITALAR

GIVE YOUR PATIENTE A FAST HUG ONCE A DAY 


- Rondas a beira do leito
- Check-list baseado em protocolos


COMPONENTES DO FAST HUG


FUNDING (ALIMENTAÇÃO)
A desnutrição aumenta as complicações e piora o resultado final para pacientes criticamente doentes. "O paciente pode ser alimentado via oral ou enteral?" Se não devemos iniciar nutrição parenteral?


ANALGESIA
A dor pode afetar a recuperação psicológica e fisiológica dos pacientes e seu alívio de fazer parte dos bons cuidados intensivos.
paciente de UTI, por exemplo sentem dor por causa da doença, procedimentos invasivos, mas também situações corriqueiras como mudança de decúbito, aspiração traqueal ou troca de roupas de cama.


SEDAÇÃO
A profundidade e a dose da sedação devem ser ajustadas, para cada paciente. Sedação excessiva aumenta o risco de TVP (TROMBOSE VENOSA PROFUNDA), reduz motilidade intestinal, pressão arterial, capacidade de extração de O2 dos tecidos, aumenta o risco de polineuropatia do doente grave e prolonga a internação e os custos. São recomendadas suspensão diária da sedação ou monitoração contínua de sua profundidade.


THROMBO EMBOLIA PROEBYLAXIS (PROFILAXIA DE TROMBO EMBOLIANO)
Esta profilaxia é frequentemente esquecida, apesar de considerável morbidade e mortalidade associadas ao tromboembolismo nervoso. Os estudos recomendam que todos os pacientes adultos recebam pelo menos HEPARINA SUBCUTÂNEA, se não houver contra-indicação. Os riscos devem ser considerados em relação aos benefícios.
Usualmente administram ENOXAPARINA (CLEXANE, VERSA)


HEAD OF THE BAD ELEVATED (ELEVAÇÃO DA CABECEIRA DO LEITO) 
Vários estudos tem demonstrado que a elevação da cabeceira do leito a 45 graus pode reduzir a incidência de DRGE (DOENÇA REFLUXO GASTROESOFÁGICO) em pacientes ventilados mecanicamente. Deve-se ficar atento para não manter apenas a cabeça do paciente elevada mas também o tórax.


U FOR STRESS ULCER PREVENTION (PREVENÇÃO DE ÚLCERA DE ESTRESSE)
A prevenção de úlcera de estresse é de particular importância para pacientes em insuficiência respiratória, com distúrbios de coagulação, em uso de corticóides, ou com história de úlceras gástricas.
Provavelmente, não há necessidade da profilaxia com agentes "anti-úlcera" para todos os pacientes. Exemplos de sugestões de medicamentos: BLOQUEADORES H2 (RANITIDINA), SULCRALEATO, IBP (INIBIDORES DE BOMBA DE PROTONS) EX.: OMEPRAZOL, ESOMEPRAZOL, PANTOPRAZOL


GLUCOSE CONTROL (CONTROLE DA GLICEMIA)
Van den Berghe Cols demonstraram em um estudo controlado a redução da mortalidade em pacientes cirúrgicos, submetidos a controle rigoroso da glicemia com o uso de INSULINA 9ENTRE 80mg/dl e 110mg/dl). As diretrizes para tratamento da sepse grave e do choque séptico recentemente publicadas recomendam manutenção abaixo de 150 mg/dl. Outros autores demonstram redução do tempo de internação em UTI e da mortalidade com controle glicêmico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário