Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ANTIDEPRESSIVOS


ANTIDEPRESSIVOS

Os antidepressivos são drogas que aumentam o tônus psíquico melhorando o humor, e consequentemente, melhorando a psicomotricidade de maneira global. Acredita-se que o efeito antidepressivo se dê as custas de um aumento da disponibilidade de neurotransmissores no SNC, notadamente da serotonina (5-HT), da noradrenalina ou norepinefrima (NE) e da dopamina (DA). Ao bloquearem receptores 5HT2 (da serotonina) os antidepressivos também funcionam como antienxaqueca.

PODEMOS DIVIDIR OS ANTIDEPRESSIVOS E 4 GRUPOS:

1-) ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS (ADT)

O local de ação dos ADT é no Sistema Límbico aumentando a NE e a 5HT na fenda sináptica. Esse aumento da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sináptica é conseguido através da inibição na recaptação destas aminas pelos receptores pré-sinápticos.

INDICAÇÕES:

Os ADT, em geral, estão indicados para tratamento dos estados depressivos de etiologia diversa: depressão associada com esquizofrenia e distúrbios de personalidade, síndromes depressivas senis ou pré-senis, distimia, depressão de natureza reativa, neurótica ou psicopática, síndromes obsessivo-compulsivas, fobias e ataques de pânico, estados dolorosos crônicos, enurese noturna (a partir dos 5 anos e com prévia exclusão de causas orgânicas).

A AMITRIPTILINA (TRYPTANOL) está indicada também para os casos de ansiedade associados com depressão, depressão com sinais vegetativos, dor neurogênica, anorexia e nos casos de dor crônica grave (câncer, doenças reumáticas, nevralgia pós-herpética, neuropatia pós-traumática ou diabética).

2-) INIBIDORES SELETIVOS DE RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA (ISRS)

O efeito antidepressivos dos ISRS parece ser consequência do bloqueio seletivos da recaptação da serotonina (5-HT). A fluoxetina foi o primeiro representante dessa classe de antidepressivos e ela tem um metabólito ativo, a norfluoxetina. Esse metabólito é o ISRS que se elimina mais lentamente do organismo.
As doses dos ISRS, seja fluvoxamina, sertralina, paroxetina, fluoxetina ou outros, devem ser individualizadas para cada paciente. A incidência de efeitos colaterais anticolinérgicos, antihistamínicos e alfa-bloqueantes, assim como o risco de super dosagem é menor nos ISRS que nos chamados antidepressivos tricíclicos (ADT). Estes últimos, causam mais efeitos colaterais que os ISRS, mais intolerância digestiva (até 21% dos pacientes podem experimentar náuseas, anorexia, boca seca), sudorese excessiva, temores, ansiedade, insônia.

CITALOPRAM - Cipramil, Parmil
FLUOXETINA - Daforim, Deprax, Fluxene, Nortec, Prozac, Verotina
NEFAZODONA - Serzone
PAROXETINA - Aropax, Pondera, Cebrilin
SERTRALINA - Novativ, Tolrest, Zoloft

INDICAÇÕES:

Os ISRS estão indicados para o tratamento dos Transtornos depressivos, Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), Transtorno do Pânico, Transtorno Fóbico-Ansiosos, neuropatia diabética, dor de cabeça tensional crônica e Transtornos Alimentares.


3-) ANTIDEPRESSIVOS ATÍPICOS


São os antidepressivos que não se caracterizam como Tricíclicos, como ISRS e nem como Inibidores da MonoAminaOxidase (IMAOs). Alguns deles aumentam a transmissão noradrenérgica através do antagonismo de receptores a2 (pré-sinápticos) no Sistema Nervoso Central, ao mesmo tempo em que modulam a função central da serotonina por interação com os receptores 5-HT2 e 5-HT3, como é o caso da Mirtazapina. A atividade antagonista nos receptores histaminérgicos H1 da Mirtazapina é responsável por seus efeitos sedativos, embora esteja praticamente desprovida de atividade anticolinérgica.


4-) ANTIDEPRESSIVOS IMAOs


Os chamados antidepressivos Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO) promovem o aumento da disponibilidade de serotonina através da inibição dessa enzima responsável pela degradação desse neurotransmissor intracelular.
A monoaminaoxidase (MAO), é uma enzima envolvida no metabolismo da serotonina e dos neurotransmissores catecolaminérgicos, tais como adrenalina, noradrenalina e dopamina. Os antidepressivos IMAOs são inibidores da MAO e, havendo uma redução na atividade MAO, produz-se um aumento da concentração destes neurotransmissores nos locais de armazenamento, em todo o SNC ou no sistema nervoso simpático.
Acredita-se que a ação antidepressiva dos IMAOs se correlacione também, e principalmente, com alterações nas características dos neuroreceptores, alterações essas no número e na sensibilidade desses receptores, mais até do que com o bloqueio da recaptação sináptica dos neurotransmissores, propriamente dita. Isso explicaria o atraso de 2 a 4 semanas na resposta terapêutica.


TRANILCIPROMINA: Parnate, Stelapar
MOCLOBEMIDA: Aurorix
SELEGILINA: Elepril, Jumexil


INDICAÇÕES PARA ANTIDEPRESSIVOS


As indicações para o uso dos antidepressivos vêem, progressivamente, sofrendo ampliação, de acordo com o melhor entendimento sobre a participação dos elementos emocionais em outros transtornos médicos, além da própria depressão.


- Estados Depressivos
- Estados Ansiosos (Pânico...)
- Estados Fóbicos
- Estados Obsessivo-Compulsivos
- Anorexia
- Bulimia


Poderíamos fazer uma analogia didática com o uso dos antialérgicos, não importa se a manifestação da alergia se dá através de rinite, bronquite, sinusite, urticária, dermatite, etc. Para todos esses casos, tendo como base da patologia uma reação alérgica, estariam indicados antialérgicos indistintamente.
Hoje nós sabemos que uma série de manifestações emocionais teria uma base depressiva, portanto, objetos do tratamento com antidepressivos; é o caso, por exemplo, da Síndrome do Pânico. Nesses casos o próprio paciente pode não se sentir clinicamente deprimido mas o afeto depressivo (inseguro e pessimista) estaria na base da manifestação ansiosa.


SERTRALINA


LIRIOL
NOVATIV
SERCERIN
SERTAX
TOLREST
ZOLOFT


O cloridrato de sertralina é um derivado da  naftilamina. A sertralina é um inibidor potente da recaptação neuronal de serotonina, pelo que produz uma potenciação dos efeitos da 5HT. O fármaco tem efeitos apenas muito débeis sobre a recaptação neuronal de norepinefrina e dopamina; não possui ação estimulantes, sedativa ou anticolinérgica, nem cardiotoxicidade em animais.


INDICAÇÕES:


Depressão com antecedentes de mania, ou sem ela









Nenhum comentário:

Postar um comentário