Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

HERANÇA LIGADA AO X

GENES LIGADOS AO X


MULHERES:


     H          H
X    X            HOMOZIGOTA
   H          h
X    X            HETEROZIGOTA


HOMENS:




     H
X   Y             HEMIZIGOTO


   h
X   Y


Os cromossomos X e Y são responsáveis pela determinação do sexo.
Homens possuem somente um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois.
Só existem 2 genótipos possíveis em homens e 3 em mulheres com respeito a um alelo mutado em um locus ligado ao X.



INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X

A inativação do cromossomo X é um processo normal;
O cromossomo X, é em grande parte, inativado nas células somáticas nas mulheres normais.
Igualando a expressão da maioria dos genes ligados ao X em ambos os sexos.
O mecanismo pelo qual essa compensação da dose é obtida pode ser explicada pelo princípio da inativação do X, chamada HIPÓTESE DE LYON. 

HIPÓTESE DE LYON
1- Nas células somáticas femininas apenas 1 cromossomo X é ativo. O segundo é inativo e surge nas células interfásicas como cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.
2- A inativação do X ocorre cedo na vida embrionária, começando logo após a fertilização.
3- Em qualquer célula somática feminina o X inativo pode ser materno ou paterno. A determinação da inativação é aleatória e permanente.

CROMOSSOMOS SEXUAIS E O CORPÚSCULO DE BARR

CROMATINA SEXUAL OU CORPÚSCULO DE BARR

INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X

Uma ampla análise de expressão de mais de 250 genes ligados ao X demonstra que 10-15% dos genes escapam da inativação e expressam-se tanto pelo cromossomo X ativo como pelo inativo X.
O centro de inativação do X foi mapeado em Xq proximal, na banda Xq13. Ele contém um gene incomum, o XIST, que parece ser regulador para a inativação do X e é expresso apenas pelo alelo no X inativo.
Embora a inativação do X seja aleatória, quando há uma alteração estrutural no cromossomo X ele é sempre inativo (inativação preferencial do X anormal)
Outros genes que escapam da inativação são os situados na região pseudo-autossômica, nos segmentos distais dos braços longo e curto do cromossomo X, onde existem sequências correspondentes ao cromossomo Y, por meio das quais X e Y se pareiam na meiose e trocam material por crossing-over.

HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X RECESSIVA (HLXR)
Uma mutação ligada ao cromossomo X é tipicamente expressa no fenótipo de todos os homens que a receberam, mas somente nas mulheres que são homozigotas para a mutação.


Consequentemente, os distúrbios recessivos ligados ao X geralmente estão restritos aos homens e raramente são observados entre as mulheres.

1/2 filhas normais e 1/2 portadoras
1/2 filhos normais e 1/2 afetados

CARACTERÍSTICAS DA HERANÇA LXR

A incidência das características é mais alta nos homens do que nas mulheres.
As mulheres heterozigotas em geral não são afetadas, mas algumas podem expressar manifestações leves, de acordo com a inativação do X.
O gene responsável pela condição é transmitido por um homem afetado para todas as suas filhas. Qualquer filho de suas filhas tem um risco de 50% de herdá-lo.
O gene em geral nunca é transmitido diretamente do pai para o filho, mas é transmitido por um homem afetado para todas as suas filhas.
O gene pode ser transmitido por uma série de mulheres portadoras. Os homens afetados são relacionados através das mulheres.

HEMOFILIA

O sangue não consegue coagular normalmente devido a  uma deficiência do fator VIII, uma proteína da cascata de coagulação.
Se um hemofílico se unir a uma mulher normal;
Todos os filhos receberão o cromossomo Y de seu pai e um materno, não sendo afetados, mas todas as filhas receberão o cromossomo X paterno com o alelo para a hemofilia e serão portadoras.

HOMEM AFETADO XhY     x      MULHER NORMAL   XHXH

DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Miopatia progressiva resultando em degeneração e fraqueza muscular.
Ao cinco anos de idade, a maior parte dos pacientes utiliza a manobra de Gowers e tem uma hipertrofia da panturrilha (aumento devido à substituição do músculo por tecido adiposo e conjuntivo).


CARACTERÍSTICA DA HERANÇA LIGADA AO X DOMINANTE 

Um fenótipo ligado ao X é descrito como dominante se for regularmente expresso em heterozigotos.
A HLXD pode ser distinguida da herança autossômica dominante pela ausência de transmissão homem a homem.
Os homens afetados que se reproduzem com mulheres normais não têm filhos afetados nem filhas normais.
A prole tanto masculina quanto feminina de mulheres portadoras tem um risco de 50% de herdar o fenótipo. O padrão do heredograma é o mesmo visto com a Herança Autossômica Dominante. 
As mulheres afetadas são cerca de duas vezes mais comuns que os homens afetados, mas é típico que as mulheres afetadas tenham uma expressão mais branda do fenótipo.

Os Homens afetados que se reproduzem com mulheres normais não têm filhos afetados nem filhas normais.

A prole tanto masculina quanto feminina de mulheres portadoras tem um risco de 50% de herdar o fenótipo. O padrão do heredograma é o mesmo visto com a Herança Autossômica Dominante.

SÍNDROME DE RETT
Geralmente letal nos homens hemizigotos.
Caracterizada por crescimento e desenvolvimento pré-natal e neonatal normal.
Seguidos pelo rápido início dos sintomas neurológicos.
As crianças desenvolvem características autistas e comportamento irritável, demonstrando batimentos das mãos e dos braços.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário