Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

TRANSTORNO HIPOCONDRÍACO

O transtorno hipocondríaco, também é conhecido como a neurose de doenças. O que acontece neste transtorno é que a pessoa tem uma sensibilidade corporal exacerbada pelo fato de ser muito centrado em seu próprio corpo, No fundo o hipocondríaco, como em todos os outros transtornos tem uma ansiedade e uma dificuldade muito grande de entrar em contato com pessoas e situações que ele não se sente controlando e com isto vai cada vez mais centrando a sua atenção e percepção no próprio funcionamento corporal. Assim qualquer alteração fisiológica é rapidamente notada e por ele ser controlador e pessimista, interpreta como risco eminente de algo fora de controle e que pode levá-lo a morte ou consequências muito graves e irreversíveis. Daí o fato de ele estar tomando medicamentos o tempo todo, ou pelo menos querendo tomar, pois se acha e se sente doente, apavorado com o risco de ser uma doença grave e querendo fazer tudo para eliminar este sintoma que desencadeia toda esta gama de sentimentos.

A cabeça do hipocondríaco é uma caixa de horrores, ele é capaz de pensar em todas as doenças graves e terminais por que esta sentindo, por exemplo, uma dor de cabeça.

É mais ou menos assim que ele pensa: " De onde surgiu esta dor de cabeça, será que é um tumor, acho que preciso fazer um exame, mas eu já fiz a semana passada, então pode ser um derrame que esta acontecendo?" Ele vai ao médico que descarta este diagnóstico através de exames e imediatamente surge a possibilidade de uma outra doença:"Então deve ser meningite!!!" E novamente enquanto ele não descarta esta possibilidade a cabeça fica o tempo todo pensando em coisas ruins. A razão desta neurose é que embora ela seja uma caixa de horrores, a atenção da pessoa se desvia da realidade, ele não percebe, não vê não se importa com os problemas da vida real e fica o tempo todo centrado em seus sintomas e em seus pensamentos. Assim fica no seu mundinho, que por pior que seja já é conhecido e não sente necessidade de evoluir e crescer na vida. São pessoas profundamente pessimistas,lotadas de sentimento de culpa que podem ser conscientes ou inconscientes e que por isto acha que merecem um castigo (que seria a doença tão temida). Vêem tudo sob uma perspectiva sombria e acabam se viciando na egoísta e permanente atitude de só olharem para o próprio umbigo. O tratamento desta neurose deve ser feito através de psicoterapia profunda, para que a pessoa consiga enxergar sentimentos e conflitos que são os verdadeiros desencadeantes de seus sintomas. Se o pessimismo for profundo e arraigado o uso de medicações antidepressivas são essenciais para uma rápida melhoria do quadro. O quadro pode acontecer isoladamente ou acompanhando quadros de depressão ou do Transtorno Obsessivo Compulsivo (é muito comum esta associação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário