Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

FERTILIZAÇÃO

O desenvolvimento humano começa com a fertilização. Apesar de o desenvolvimento iniciar-se com a fertilização, os estágios e a duração da gravidez descritos pela medicina clínica são calculados a partir do início do último período menstrual normal da mãe, que ocorre cerca de 14 dias antes da concepção.


FERTILIZAÇÃO
O local usual da fertilização é a ampola da tuba uterina, quando o ovócito não é fertilizado nesse local, ele avança lentamente pela tuba e chega ao útero, onde degenera e é reabsorvido.
É uma sequência complexa de eventos moleculares coordenados, que se inicia com o contato de um espermatozóide com um ovócito, e termina com o embaralhamento dos cromossomos maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto. 


FASES DA FERTILIZAÇÃO


- PASSAGEM DO ESPERMATOZÓIDE ATRAVÉS DA CORONA RADIATA, QUE ENVOLVE A ZONA PELÚCIDA DO OVÓCITO;
- PENETRAÇÃO NA ZONA PELÚCIDA QUE ENVOLVE O OVÓCITO; O espermatozóide forma um caminho para passar pela zona pelúcida, através da ação de enzimas liberadas pelo acrossoma. Essas enzimas causam lise (dissolução ou afrouxamento) da zona pelúcida. A enzima mais importante é a acrosina. 
- FUSÃO DAS MEMBRANAS PLASMÁTICAS DO OVÓCITO E DO ESPERMATOZÓIDE;
- TERMINO DA SEGUNDA DIVISÃO MEIÓTICA DO OVÓCITO E FORMAÇÃO DO PRONÚCLEO FEMININO;
- FORMAÇÃO DO PRONÚCLEO MASCULINO;
- AS MEMBRANAS DOS PRONÚCLEOS SE DISSOLVEM, OS CROMOSSOMOS SE CONDENSAM E SE DISPÕEM PREPARANDO-SE PARA A DIVISÃO CELULAR MITÓTICA.


A fertilização termina em até 24 horas após a ovulação. Uma proteína imunossupressora - fator do início da gravidez (EPF) é secretada pelas células do trofoblasto e aparece no soro materno 24 a 48 horas após a fertilização. 







CLIVAGEM DO ZIGOTO


Consiste em repetidas divisões mitóticas do zigoto, o que leva ao rápido aumento do número de células. Essas células são denominadas blastômeros e se tornam menores a cada divisão da clivagem. Primeiro divide-se em 2 blastômeros, em 4 blastômeros, oito blastômeros e assim por diante. Normalmente ocorre enquanto o zigoto avança pela tuba uterina em direção ao útero.
Durante a clivagem o zigoto ainda está contido dentro da zona pelúcida. A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas depois da fertilização.

Depois do estágio de nove células, os blastômeros mudam de forma e se ajustam firmemente uns aos outros, este fenômeno é conhecido como compactação. Quando há 12 a 15 blastômeros, o ser humano em desenvolvimento é denominado de mórula (latim, morus, amora). Estão envolvidas por uma camada de células achatadas, que formam a camada celular externa, ou trofoblasto. A mórula forma-se 3 dias após a fertilização.


FORMAÇÃO DO BLASTOCISTO


Depois de a mórula entrar no útero (4 dias após a fertilização), fluido da cavidade uterina passa através da zona pelúcida, formando um espaço cheio de fluido - a cavidade blastocística. Com o aumento do fluido dentro da cavidade blastocística, os blastômeros se separam em 2 partes:


- TROFOBLASTO - dá origem à parte embrionária da placenta
- MASSA CELULAR INTERNA - dá origem ao embrião, chamado de embrioblasto.


Neste estágio, o concepto é denominado blastocisto. Após dois dias a zona pelúcida degenera e desaparece, isso permite ao blastocisto aumentar rapidamente de tamanho.
Seis dias após a fertilização o blastocisto se prende ao epitélio do endométrio.

Depois de prender-se ao endométrio, o trofoblasto começa a proliferar com rapidez e diferencia-se em duas camadas:

- CITOTROFOBLASTO - Camada interna de células.

- SINCIOTROFOBLASTO - Camada externa constituída por uma massa protoplasmática formada por uma fusão de células. Produz enzimas que fazem a erosão dos tecidos maternos possibilitando a penetração do blastocisto no endométrio. No 7º dia, forma-se o hipoblasto.

RESUMO DA PRIMEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO

Depois do espermatozóide penetrar o ovócito, sua cabeça se separa da cauda e cresce, tornando-se o pronúcleo masculino. A fertilização termina quando os dois pronúcleos  se unem e os cromossomos maternos e paternos se embaralham. Ao avançar pela tuba uterina em direção ao útero, o zigoto passa pela clivagem (série de divisões mitóticas), ficando constituído por células menores, os blastômeros. Três dias após a fertilização, uma bola com 12 ou mais blastômeros, a mórula, penetra no útero.
Rapidamente forma-se uma cavidade blastocística na mórula convertendo-a em um blastocisto, constituído de:
- Massa celular interna, ou embrioblasto, que dá origem ao embrião e a alguns tecidos extra-embrionários
- Cavidade do blastocisto, um espaço cheio de fluido
- Trofoblasto, uma delgada camada de células.

O trofoblasto envolve a massa celular interna e a cavidade blastocística e, mais tarde, forma estruturas extra-embrionárias e a parte embrionária da placenta. Quatro a cinco dias após a fertilização, a zona pelúcida é descartada e o trofoblasto adjacente à massa celular interna se prende ao epitélio do endométrio. O trofoblasto adjacente ao pólo embrionário diferencia-se em duas camadas, o sinciciotrofoblasto, externo - uma massa multinucleada sem limites celulares distintos - e o citotrofoblasto, interno - uma camada de células mononucleadas. o sinciciotrofoblasto invade o epitélio do endométrio e o tecido conjuntivo subjacente. Concomitantemente, uma camada de células cubóides, o hipoblasto, forma-se na superfície interna da massa celular interna. Ao fim da primeira semana, o blastocisto está implantado, superficialmente, no endométrio.









Nenhum comentário:

Postar um comentário