Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

A implantação do blastocisto termina durante a segunda semana do desenvolvimento do embrião.Ocorrem transformações morfológicas na massa interna, ou embrioblasto, que levam à formação de um disco embrionário bilaminar, composto de epiblasto e o hipoblasto. O disco embrionário dá origem aos tecidos e órgãos do embrião. As estruturas extra-embrionárias, que se formam durante a 2ª semana, são a cavidade amniótica, o saco vitelino, o pedículo do embrião e o saco coriônico. 


TÉRMINO DA IMPLANTAÇÃO E CONTINUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO


O sinciciotrofoblasto, invade o estroma endometrial, que sustenta os capilares e as glândulas. Enquanto isto, o blastocisto penetra lentamente no endométrio.
Durante a implantação do blastocisto, maior quantidade de trofoblasto entra em contato com o endométrio e diferencia-se em duas camadas:
- O citotrofoblasto
- O sinciciotrofoblasto






O sinciciotrofoblasto começa a produzir um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana (hcG), que penetra no sangue materno das lacunas do sinciciotrofoblasto.


A hCG mantém a atividade endócrina do corpo lúteo durante a gravidez. É a base de testes de gravidez.

FORMAÇÃO DA CAVIDADE AMNIÓTICA, DO DISCO EMBRIONÁRIO E DO SACO VITELINO

Conforme o avanço da implantação do blastocisto, aparece uma pequena cavidade na massa celular interna, é o primórdio da cavidade amniótica. 


Células amniogênicas, se separam do epiblasto e se organizam formando uma membrana delgada, o âmnio, que envolve a cavidade amniótica. Simultaneamente, ocorrem transformações morfológicas na massa celular enterna (embrioblasto), formando uma placa bilaminar, chamado de disco embrionário - com duas camadas.

Epiblasto - Camada mais espessa, células colunares voltadas para a cavidade amniótica 
- Hipoblasto - ou endoderma primitivo, pequenas células cubóides adjacentes à cavidade blastocística.

O  epiblasto forma o assoalho da cavidade amniótica. O hipoblasto forma o teto da cavidade exocelômica. A membrana e a cavidade logo se modificam formando o saco vitelino primitivo.
Células do endoderma do saco vitelino dão origem ao mesoderma extra-embrionário, que envolve o âmnio e o saco vitelino, é formado por células provenientes da linha primitiva.
Durante a formação do âmnio, disco embrionário e saco vitelino primitivo, lacunas, aparecem na sinciciotrofoblasto. Que logo se enchem com uma mistura de sangue materno e secreções das glândulas erodias. (nutrição).

DESENVOLVIMENTO DO SACO CORIÔNICO

O fim da segunda semana caracteriza-se pelo aparecimento de vilosidades coriônicas primárias. As projeções de células formam as vilosidades coriônicas primárias, primeiro estágio do desenvolvimento das vilosidades coriônicas da placenta.
O celoma divide o mesoderma extra-embrionário em duas camadas:
- mesoderma somático extra-embrionário, forra o trofoblasto e reveste o âmnio.
- o mesoderma explâncnico, envolve o saco vitelino.
Essas duas camadas constituem o córion, que forma a parece do saco coriônico (saco da gestação), dentro do qual o embrião e os sacos amnióticos e vitelino estão suspensos pelo pedículo do embrião.

A ultra-sonografia transvaginal é usada para medir o diâmetro do saco coriônico (da gestação). É importante para avaliar o desenvolvimento embrionário muito inicial e a evolução da gravidez. Com 14 dias o embrião ainda tem a forma de um disco embrionário bilaminar, mas em uma área localizada, as células são colunares e formam uma área circular espessada denominada placa precordal. Essa placa indica o futuro da boca e de um importante organizador da região da cabeça.

LOCAIS DE IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO
A implantação começa no fim da primeira semana e ocorre no endométrio do útero, geralmente na parte superior do corpo do útero, com uma maior frequência na parede posterior do que na anterior, podendo ser detectada por ultra-sonografia.

RESUMO DA IMPLANTAÇÃO DO BLASTOCISTO

Começa no fim da primeira semana e termina no fim da segunda.

- A zona pelúcida, que envolve o ovócito, degenera (dia 5). O seu desaparecimento resulta do crescimento do blastocisto e da degeneração causada por lise enzimática. Essas enzimas são liberadas pelos acrossomas dos espermatozóides, que envolvem e penetram, parcialmente, na zona pelúcida.
- O blastocisto adere ao epitélio do endométrio (dia 6).
- O trofoblasto começa a diferenciar-se em duas camadas - o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto (dia 7).
- O sinciciotrofoblasto erode os tecidos endometriais (capilares, glândulas e tecido conjuntivo), e o blastocisto começa a implantar-se no endométrio (dia 8).
- Lacunas cheias de sangue aparecem no sinciciotrofoblasto (dia 9).
- O blastocisto mergulha no epitélio do endométrio, e a falha resultante neste epitélio é preenchida por um tampão (dia 10).
- Forma-se redes de lacunas pela fusão de lacunas adjacentes (dias 10 e 11).
- O sinciciotrofoblasto erode vasos sanguíneos do endométrio, permitindo ao sangue materno fluir para dentro e para fora das redes de lacunas, estabelecendo, desta maneira, uma circundação uteroplacentária primitiva (dias 11 e 12).
- A falha do epitélio do endométrio desaparece gradualmente com a reconstituição do epitélio (dias 12 e 13).
- Formam-se vilosidades coriônicas primárias (dias 13 e 14).

RESUMO DA SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO


A rápida  proliferação e diferenciação do trofoblasto são características importantes da segunda sema. Ocorre enquanto o blastocisto completa sua implantação no endométrio. Essas transformações são chamadas reação decidual. Concomitantemente, o saco vitelino primitivo se forma e o mesoderma extra-embrionário surge do endoderma do saco vitelino, assim como da linha primitiva. O celoma extra-embrionário forma-se de cavidades que se desenvolvem no mesoderma extra-embrionário, para depois tornar-se a cavidade coriônica. O saco vitelino primitivo diminui de tamanho e desaparece gradualmente, formando então um saco vitelino secundário (definitivo).
Mudanças:
- A cavidade amniótica aparece como um espaço entre o citotrofoblasto e a massa celular interna, ou embrioblasto.
- A massa celular interna se diferencia em um disco embrionário bilaminar, constituído pelo epiblasto, voltado para a cavidade amniótica, e pelo hipoblasto, adjacente à cavidade do blastocisto.
- A placa precordal desenvolve-se como um espessamento localizado do hipoblasto (endoderma primitivo), que indica a futura região cefálica do embrião e o futuro local da boca; a placa precordal também funciona como um importante organizador da região cefálica.





6 comentários:

  1. desculpa mais ai no começo do texto tem um erro.quando vc diz :trofoblasto entra em contato com o endométrio e diferencia-se em duas camadas:
    - O citotrofoblasto
    - O sinciciotrofoblasto
    pois quando o trofoblasto ele toca a camada funcional ele vai apenas se diferenciar em citotrofoblasto.esse citotrofoblasto ele possui capacidade mitótica e é a partir dai q ele vai originar o sinciciotrofoblasto

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Estou fazendo um trab. de embrio, pois sou estudante de Biomed. Gostaria de saber se por acaso vc. postou a 4ª semana também,

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito do resumo, valeu mesmo !
    aq Elliesmary Germanna :)

    ResponderExcluir
  4. muito bom! ajudou, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, ajudou bastante

    ResponderExcluir